sábado, 26 de janeiro de 2013

Em 2 parágrafos: por que uma Universidade de Polícia com feições humanísticas ?


Em 2 parágrafos: por que uma Universidade de Polícia com feições humanísticas ?


A substituição da força pela persuasão da palavra – obtida com o estudo das humanidades – é a única garantia contra crises periódicas na Segurança Pública.


Porque longe disto de ser justificável apenas eticamente com um previsível e circular argumento que mostra o valor dos valores humanísticos, o caráter humanístico complementaria o esforço educacional mobilizado pela Gestão Estratégica, comprometida com resultados verificáveis. Pois há motivos técnicos e funcionalidades que podem ser mostrados e que evidenciam a utilidade dos conhecimentos humanísticos (literatura, história, filosofia, línguas, ciências sociais, sociologia, antropologia, psicologia, ética, política, geografia humana, artes etc). Utilidade para que os policiais militares se tornem mais persuasivos em sua ação policial em relação ao cidadão-cliente ao precisarem usar menos a força inerente ao seu poder de polícia e – em momento anterior – para que eles mesmos tenham sido persuadidos para que assim ajam por uma Instituição capaz de inspirar a seus profissionais a oferta de excelentes serviços de segurança sem recurso às sanções administrativas.

Com o objetivo de que a qualidade dos serviços da PMESP não seja exposta a crises periódicas, é necessário não somente o ensino de habilidades profissionais, mas de novos conhecimentos profissionais do tipo humanístico. Este cuidado é imprescindível para que a PMESP torne-se enfim referência nacional e internacional com padrão de serviços excelentes, humanizados e constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário