sábado, 26 de janeiro de 2013

Em 4 parágrafos: por que uma Universidade de Polícia com feições humanísticas ?


Em 4 parágrafos: por que uma Universidade de Polícia com feições humanísticas ?


Apenas as humanidades podem fornecer os discursos capazes de obter a adesão voluntária – sem ameaças – dos cidadãos à Lei e dos seus integrantes aos procedimentos padrão da Instituição.


A legislação de ensino da PMESP segue se modernizando a passos largos e incorporando número crescente de boas práticas acadêmicas no seu sistema de ensino. Um ambicioso e amplo convênio PMESP-USP permitirá vários e simultâneos níveis de colaboração entre a maior policia militar do Brasil com a mais prestigiada universidade nacional. A consolidada Gestão pela Qualidade recebeu em 2012 progressos conceituais trazidos pela Gestão Estratégica que aponta agora para a iminente fundação da Universidade de Polícia. É neste quadro extraordinário de mudanças que é preciso propor claramente que esta futura Instituição de Ensino, que virá catapultar para novíssima fase todas as escolas policiais-militares, não deixe de possuir, já na sua criação, um perfil humanístico, um perfil que definirá a longo prazo, a face de toda a instituição Polícia Militar.
Do contrário, a nova Universidade de Polícia será apenas um aparelho administrativo mais eficaz, mais econômico e mais rápido na meta de capacitar seus profissionais para a oferta de serviços-padrão de segurança pública, preconizados pela Gestão Estratégica movida por resultados quantificáveis e importantes em vários níveis, mas que, no entanto, não têm lastro, são inconstantes, sofrerão crises porque não são fundados em bases duradouras e plenamente sólidas.
Isto porque apenas a adesão voluntária, e não as habilidades e conhecimentos profissionais, pode engajar cada um dos militares estaduais de maneira leal e constante no cumprimento das missões da Instituição. E para comprometer profundamente o policial militar é imprescindível seu contato com os discursos das ciências humanas, as humanidades e seus conhecimentos humanísticos. Apenas este tipo de conhecimento pode obter do profissional a concordância de sua razão e senso crítico. Pois, note-se que o conhecimento puramente técnico pode ser desvirtuado e usado para fins ilegítimos.
Assim, apenas agregando um caráter humanístico à eficácia, economia e rapidez do ensino profissional com a criação de uma Universidade de Polícia com feições humanística poderemos obter um lastro, uma constância, uma garantia duradoura contra crises para seu padrão de serviços de referência e atingir a meta da Instituição. Como atesta a história da educação no Ocidente, esta garantia advém do fato de que as humanidades, mesmo que poucos saibam, possuem uma eficaz utilidade na conquista de corações e mentes.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário